segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Assassin's Creed - O Filme (crítica)







Hoje assisti o filme Assassin's Creed e como bom fã da série resolvi fazer uma crítica.

ATENÇÃO: O artigo possuí SPOILERS caso não tenha visto o filme melhor retornar depois de assistir a película.


Resultado de imagem para assassin's creed filme


O filme começa com a inquisição espanhola em 1492 e mostra Aguilar de Nerha sendo aceito na ordem dos Assassinos. Tem um pouco de explicação sobre os princípios da ordem e seus inimigos, os templários.

Após uma pequena introdução no filme, pulamos para 1986 e somos apresentados ao pequeno Callum Lynch ( Michael Fassbender) tentando manobras arriscadas com sua Bike (eu como ciclista morri de rir desta parte). De volta a sua casa o pequeno Cal vê sua mãe morta por seu próprio pai e tem que fugir de uma equipe de Templários.

Depois deste pequeno corte de introdução aos personagens centrais, avançamos mais um pouco para a data de 2016 onde Cal está indo para morte, por causa de um homicídio, e acorda em uma instalação da Abstergo em Madri. Conduzido pela bela Dra. Sophia Rikkin (Marion Cotillard) nosso protagonista é levado ao Animus, máquina que é possível reviver memórias genéticas de antepassados, e é a partir deste ponto que a aventura começa de vez.

E aí que os problemas do filme, na minha opinião, começam. O Animus foi bem adaptado para as telonas mas para um fã da série de jogos, ele não tem nada a ver com o Animus dos games. Temos uma grande sala onde um braço mecanico "guia" o usuário através da sincronização com seu antepassado (nos games é apenas uma cama ou cadeira que faz esse papel). Particularmente achei o filme focou muito no drama no "presente atual" e a época revivida foi bem pouca. As explicações ou motivações dos personagens foram bem fracas para quem não conhece a franquia, pode se perder um pouco nas explicações.

A maçã do Éden, objeto de desejo de ambas facções, teve uma entrada e história contada bem fraca. Embora tenham explicado o porque de sua busca e de onde veio, faltou algo mais em sua história.

Porém apesar das falhas e furos do roteiro é um bom filme e que diverte. Para os fãs da série é um prato cheio. Cheio de referências e símbolos durante todo o filme. As lutas e coreografias são bem executadas, as cenas de fuga nos períodos do sec. XV são de tirar o fôlego. E os personagens são carismáticos e fazem bonito no filme. Foi legal de ver o "bleeding effect" (efeito sangria) no filme, o personagens tendo seu dedo arrancado (por mais que na época que o filme se passa o costume dos assassinos não era mais necessário), bombas de fumaça, laminas ocultas e muito mais.

O filme tem um bom desfecho e deixa um gancho para uma continuação, só espero que em um eventual segundo filme a parte revivida seja maior que este primeiro e que conte um pouco mais da história do conflito entre Templários e Assassinos


Assassin's Creed é um filme que consegue agradar a todos mas indiscutivelmente os fãs vão adorar. Minha nota para o filme é 8/10. Um filme que vale a pena ser conferido e também revisto pelas belas locações da película.