Assim que o Episódio VIII da saga Star Wars ganhou um título, fãs da franquia se perguntaram: Afinal, quem é o último Jedi? Seria uma referência a Rey ou Luke? Ou aos dois? Uma vez que a palavra Jedi não tem gênero ou plural. Em entrevista para o NEW YORK TIMES, Rian Johnson, diretor do longa, explicou que a solução para esse mistério sempre esteve "debaixo do nosso nariz".
"A resposta sempre esteve no texto de abertura de O Despertar da Força. Há uma parte em que isso fica claro (no trecho Luke Skywalker desapareceu. Na sua ausência, a sinistra Primeira Ordem surgiu das cinzas do Império e não vai descansar até Skywalker, o último Jedi, ser destruído)", disse Johnson.
O diretor, no entanto, não deixou claro se há a possibilidade de Rey (Daisy Ridley) se tornar uma Jedi, ou algo parecido. Ele apenas adiantou que o filme vai aprofundar a questão dos Jedi, ainda mais depois das palavras de Luke no trailer: É hora de os Jedi acabarem.
"O coração desse filme é a relação entre Luke e Rey. Tudo está amarrado nesse sentimento complexo que Luke tem com os Jedi"
completou Johnson.
Star Wars: Os Últimos Jedi estreia no Brasil em 14 de dezembro.